SETPESC - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros - SC






   



Programa Ambiental do Transporte

Origem e Objetivos


O desenvolvimento econômico e social baseou-se, a partir do século 20, no uso crescente de combustíveis fósseis e não-renováveis, como derivados de petróleo, carvão mineral e gás natural. A avaliação do impacto desse progresso desenfreado no meio ambiente ficou restrito muitas vezes, apenas, aos estudos de pesquisadores e cientistas, sem conseqüências práticas.

Agora, com os sinais cada vez mais evidentes do aquecimento global, como a alteração da temperatura média do planeta, a aceleração do derretimento das geleiras, as tempestades, enchentes e secas mais violentas e arrasadoras, torna-se necessária a imediata mobilização de todos, indivíduos, comunidades, nações, governos, entidades e empresas, inclusive do setor de transporte, para minimizar as graves mudanças climáticas em curso.

Diante desse quadro, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança o Despoluir, o Programa Ambiental do Transporte, que tem como objetivo promover o engajamento dos empresários do setor, dos transportadores, dos caminhoneiros autônomos, dos taxistas e da sociedade na conservação do meio ambiente, para que atuem na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Com o Despoluir, o setor de transporte brasileiro assume sua parcela de responsabilidade na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado, promovendo uma série de ações para atingir tal finalidade.

Projetos

Com o Programa Despoluir, a CNT pretende desenvolver e implantar tecnologias e modelos de gestão de uso racional de recursos naturais, além de conscientizar empresários do transporte, caminhoneiros autônomos, trabalhadores do setor, parceiros comerciais e usuários de transporte sobre a importância da conservação do meio ambiente.

O estímulo do Sistema CNT à gestão ambiental reforça ainda mais o papel dos empresários e dos trabalhadores do setor de transporte em compatibilizar desenvolvimento socioeconômico e conservação do meio ambiente.

Além dos benefícios diretos ao meio ambiente e à população, o Despoluir vai proporcionar às empresas transportadoras redução de custos, aumento da eficiência operacional, melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores e novas oportunidades de negócios, com o desenvolvimento de projetos de crédito de carbono e a adoção de tecnologias limpas.

As ações de gestão ambiental implementadas pelas empresas de transporte vão identificar os impactos ambientais em razão de suas instalações, processos, produtos e serviços e executar ações preventivas para eliminar ou diminuir esses impactos, estimulando ações educativas e de capacitação ambiental.

Assim, o Despoluir é estruturado em dois Grupos de Projetos:

Grupo A - Projeto Transporte

Voltado à melhoria do desempenho ambiental do setor. Possui os seguintes subprojetos:

        Projeto I
        Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos

        Projeto II
        Incentivo ao uso de energia limpa pelo setor transportador

        Projeto III
        Aprimoramento da gestão ambiental nas empresas, garagens e terminais de transporte

Grupo B - Projeto Cidadania para o Meio Ambiente

Busca transformar os agentes do setor (empresários, trabalhadores em transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas) em multiplicadores da educação ambiental para toda a sociedade, especialmente para os usuários de transporte.

Contempla os seguintes subprojetos:

        Projeto IV
        Taxista amigo do meio ambiente

        Projeto V
        Caminhoneiro amigo do meio ambiente

        Projeto VI
        Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente  

=======================================================================
CONHEÇA TODOS OS OBJETIVOS E AÇÕES DO PROGRAMA DESPOLUIR,  clicando na figura abaixo:

                     
================================================================


Voltar



Rua Felipe Schmidt, 249 -  Centro Comercial ARS - Conj. 606/608 - Centro -  Florianópolis - SC - CEP 88.010-902
Fone: (48) 3222-9457 -  email:
setpesc@setpesc.org.br 

Todos os direitos reservados ao SETPESC desde 01/05/2001 - © Copyright 2001-2020