SETPESC - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros - SC






   



Este segmento dos Índices Econômicos tem por finalidade informar as séries históricas do IPC-FIPE, IGP-M, IGP-DI, INPC e IPCA que são os indicativos da inflação. Para isto, o usuário deve escolher o ativo e o ano a ser pesquisado. Esta é uma área do site que está em constante atualização.

INFLAÇÃO

Número que expressa o aumento médio de preços de uma economia ou de segmentos desta economia, provocando uma perda do poder aquisitivo da moeda. Os índices de inflação servem também como indexadores de reajuste nos contratos de aluguel. O Histórico traz sempre os dados de cada indicador dos últimos dez anos. Veja abaixo o descritivo dos indicadores de inflação disponíveis.

IPC Fipe - Índice de Preços ao Consumidor, calculado pela FIPE/USP, mede a variação dos preços de produtos e serviços, no município de São Paulo, para famílias que ganham entre 1 e 20 salários mínimos.

IGP-M - Índice Geral dos Preços do Mercado, calculado pela Fundação Getúlio Vargas. A coleta de preços é feita entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês corrente, com divulgação no dia 30. É composto por três índices: Índice de Preços no Atacado (IPA), Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), que representam 60%, 30% e 10%, respectivamente, do IGP-M.

IGP-DI - Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna. É calculado pela Fundação Getúlio Vargas entre o primeiro e o último dia do mês. Sua divulgação ocorre por volta do dia 10 do mês seguinte. Mede os preços que afetam diretamente a atividade econômica do País, excluída as exportações. A exemplo do IGP-M, também é composto pela média ponderada do IPC, IPA e INCC, calculados para o respectivo período.

INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. Mede a variação nos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendas entre 1 e 8 salários mínimos. O período de coleta de preços vai do primeiro ao último dia do mês corrente e é divulgado aproximadamente após o período de oito dias úteis.

IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Amplo. É calculado pelo IBGE nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. Mede a variação nos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias com rendas entre 1 e 40 salários mínimos. O período de coleta de preços vai do primeiro ao último dia do mês corrente e é divulgado aproximadamente após o período de oito dias úteis. 


     Acompanhe todos os índices econômicos clicando na imagem abaixo





                                         
Voltar



Rua Felipe Schmidt, 249 -  Centro Comercial ARS - Conj. 606/608 - Centro -  Florianópolis - SC - CEP 88.010-902
Fone: (48) 3222-9457 -  email:
setpesc@setpesc.org.br 

Todos os direitos reservados ao SETPESC desde 01/05/2001 - © Copyright 2001-2020